A hérnia de disco lombar é a extrusão do disco intervertebral, causando compressão das raízes nervosas na coluna.O quadro clínico é de dor na coluna com irradiação para as pernas, podendo haver também perda de força, sensibilidade e dificuldade no controle da urina.O tratamento visa minimizar a dor para que haja a retomada das atividades de vida do paciente o mais brevemente possível. A princípio, o tratamento é realizado com protocolo de repouso, analgésicos e anti-inflamatórios, correção postural e fisioterapia para o fortalecimento da musculatura da coluna.
Outra opção minimamente invasiva é a infiltração na coluna para bloqueio do nervo afetado. Neste caso, medicamentos são administrados diretamente no nervo acometido, diminuindo o quadro inflamatório e de dor. São procedimentos mais simples mas muito eficazes, e que não necessitam de internação hospitalar.
Caso a hérnia evolua de forma desfavorável e não haja resposta aos tratamentos anteriores, é indicada a cirurgia na coluna para retirada da hérnia. A cirurgia na atualidade pode ser realizada por técnicas bem menos invasivas do que no passado, possibilitando menor tempo de internação e retorno mais breve às atividades.
Estima-se que quase toda a população sentirá dores na coluna em algum momento da vida. Na maioria dessas ocasiões, a dor é gerada por contraturas musculares ou outras condições que se resolvem espontaneamente. Entretanto, alguns sintomas podem acompanhar a dor e são indicativos de uma doença subjacente na coluna.
● Dor depois de uma queda ou trauma nas costas
● Dormência ou fraqueza nas pernas
● Dificuldades com o controle da bexiga ou do intestino
● Perda de peso inexplicável
● Histórico de câncer ou osteoporose
● Quando a dor é tão intensa que você não consegue realizar suas tarefas diárias
● Se a sua dor se espalha para as pernas
As opções de tratamento variam entre medicações analgésicas, fisioterapia para estimulação muscular e procedimentos para possibilitar melhora da dor e da funcionalidade. Lembrando que o objetivo de nosso tratamento é o de propiciar melhora na qualidade de vida dos nossos pacientes.
O tumor cerebral ocorre quando células normais do cérebro se transformam em células anormais e crescem fora de controle. Existem diferentes tipos de tumores no cérebro. Alguns tipos crescem muito lentamente e são benignos, outros crescem muito mais rápido e podem ser malignos.À medida que o tumor cerebral cresce, ele pode se espalhar para partes normais do cérebro. Também pode causarinchaço no cérebro. Isso pode causar sintomas.
● De repente, você tem dificuldade para falar ou entender
● Perda de força ou sensibilidade na face ou nos membros
● Desmaios recorrentes
● Convulsões
● Dor de cabeça frequente
As opções de tratamento quase sempre envolvem cirurgias para retirada do tumor. Atualmente, podem ser realizadas de maneira minimamente invasiva e com tecnologia de ponta, possibilitando menor tempo de internação e retorno breve às atividades cotidianas.
Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com especialização em Neurocirurgia pela mesma instituição.Experiência internacional em centros de pesquisa na Alemanha – UniKlinik Nürnberg e Universitätsklinikum Tübingen. Enfoque no tratamento de doenças do crânio e coluna vertebral – com enfase em abordagens minimamente invasivas e melhor reabilitação.